m:robe – O monolito

16 de junho de 2005, 20:30

Acabou que eu trouxe do Canadá um brinquedinho que há muito tempo eu queria – um MP3 player. Acabei optando pelo Olympus m:robe MR-100.

Qualquer semelhança com o monolito do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço não é mera coincidência…


Este é o m:robe, desligado. Tooodo preto.

Especificações técnicas, para os nerds como eu:

5 GB de capacidade de armazenamento
Bateria interna de lítio-íon com autonomia de umas cinco horas
Suporta MP3 e WMA, funciona como hard-drive externo (USB mass-storage device) em qualquer micro com Windows XP
Funções básicas (repeat, random), equalizador (uns 20 presets)
Interface touch-screen e sistema de menus estilo iPod


m:robe ligado, botões touch sensitive acesos

Como você pode ver é, simplesmente, um player. Sem mais firulas, nada de suporte a WAV ou OGG, rádio FM ou gravação de voz. A interface é boa e ele é prático de usar. O maior destaque positivo é que, fisicamente, o m:robe é muito elegante e durável, com corpo metálico e painel frontal de vidro.

No entanto o m:robe tem uns problemas. O principal é o software, chamado m:trip, que você usa no PC para carregar as músicas. Só dá pra colocar músicas no m:robe usando o m:trip, e ele é muito ruim: nada intuitivo, com bugs sobrando e features faltando.

Exemplo de bug? Ao tentar ordenar a lista de músicas por artista ou álbum, a ordem que vem é tudo, menos alfabética. Exemplo de feature faltante? Se eu alterar (renomear, por exemplo) algum arquivo de fora do programa, ele não vai perceber a mudança a não ser que eu re-insira manualmente os arquivos alterados no programa. Não tem um “refresh library” nem nada.

Além disso, no meu caso o m:robe tem um problema adicional quando eu o uso no carro. Antes eu operava meu antigo discman pelo método braille, sem tirar os olhos da estrada. Agora eu preciso pegar o m:robe na mão, clicar em algum lugar pra que ele se acenda e eu veja onde estão os botões, e só depois trocar a faixa ou mexer no volume, ao mesmo tempo em que tento não bater no carro da frente.

Aí você se pergunta porque diabos eu comprei este MP3 player. Na verdade foi por duas coisas: iPod Mini esgotado em TODAS as lojas onde procurei, e preço mais salgado no Creative Zen Micro (minha segunda opção).


17 comentários em “m:robe – O monolito”

  1. Luiz -

    du caralho, lindo demais esse m:robe! realmente a falta do método braille na hora de dirigir faz falta.
    E esse m:trip é um tropeço só hein! hahahah (piada fraca)

  2. Anonymous -

    Olá… preciso de uma ajuda já que és usuário deste aparelho. Não consigo instalar de jeito nenhum o programa dele, já tentei pelo cd e já tentei copiando o setup dele da internet, o fato é que quando chega na parte da criação da pasta o installer se fecha e nada acontece!!! Me manda um e-mail se vc já soube algo parecido, algo sobre proteção, sei lá.
    lilianski@oi.com.br
    Muitíssimo Obrigada! Sds, Lilian

  3. Pedro -

    ouuuuu!! eu comprei um igual pelo submarino, soh q eu perdi o cd e naum tenhu mais o m-trip!
    vc pode me passa por favor o programa! pq ta foda viu, naum entra musica nele sem o programa!
    ou pega meu msn!
    ai troca uma ideia comigu!
    boby441@hotmail.com

  4. Anonymous -

    Amigo, moro na Africa e comprei um m:robe500i, so tenho o cabo de energia, nao sei onde encontar o USB e o m:trip. Vc pode me ajudar? to com esse aparelho pra nada sem esses acessorios, agradeco se vc me ajudar.g_caldas@hotmail.com

  5. Anonymous -

    Amigo, preciso de uma ajuda sua…moro no Brasil mas to na Africa ate o fim desse ano(06), comprei um m:robe 500i, so com carregador de energia, queria saber de vc como faco pra ter o cabo usb e o m:trip, so assim ele vai servir pra alguma coisa. Se vc poder me ajudar, ficarei muito grato. Qualquer resposta sua, me manda um email…obrigado (g_caldas@hotmail.com)

  6. Anonymous -

    caro amigo comprei um m:robe.com todo equipamento possivel..mais naum concigo colocar musica nele..naum sei o q fazer..tenhu um programa q veio com ele..o m-trip um cd..estalei ele jah..mais naum concigo..passa musica pra ele. um ajuda pelo amor de deus..blz..

    abraco…juninhu..

    meu e-mail..

    juninhu_sf@hotmail.com

    grato.

  7. Anonymous -

    me ajuda..pelo amor de deus..

    brigado..

  8. Anonymous -

    o primo me da uma ajuda ai comu eu faço para repara o m: robe 500i
    comprei um e sem le o manual formatei o aparelho, e ta dando um monte de bug, e aparece “date base error reconect to pc”
    da uma ajuda ai tem algun programa
    que resolva esse problema?
    vlw
    davtoken@hotmail.com

  9. regina bezerra -

    oiiiiiiiiii.pelo amor de Deus nao tenho o cd..pra baixar m:trip..como faço? nao tenho como baixar musicas ne nessa maquina…e outra…as fotos a noite..ficam tudo escuras …esmo deichando a luz acessa…socorrrooo

  10. regina bezerra -

    socorro me ajudem…

  11. felipe Castro -

    cara… e o seguinte… eu tenho um mp5, mas so que eu passo as musicas para dentro dele, mas eu nao consigo ouvir… ele diz que nao tem nada de musica nele.
    nao sei, pode ser que tenha que ter um programinha, ou sei la… eu tenho o mtrip, mas eu nao sei como que faz para passar atravez dele, o que eu tenho feito ate agora foi arrastar as musicas, mas assim que eu quero ouvir…nao consigo, nao aparece…

    se vc poder me ajudar como resolver esse probleminha… ficarei muito grato mesmo.

    que Deus possa te abencoar muito.

  12. Ze Carlos -

    Boas! Eu tenho o m: robe modelo MR-100 e ele da-me erro ao ligar. Nao sei se foi o programa interno dele! Sera que me podia ajudar? Ja agora, onde e que eu posso arrajar um cabo de dados para ligar directamente ao computador visto que sou de Portugal? Muito obrigado pela sua atençao! Deixo o meu mail para resposta! Obrigado.

    o_0_moorph@hotmail.com

  13. lana -

    ó, só um cuidado extra, pq o próprio nome já tá pedindo: M-ROBE!
    se mora em metrópole fica ixpérto cos trombadinha hen!

  14. Walter Costa -

    Olá primo…tenho um m-robe 500i e perdí o cd d instalação do m-trip…será q tem como alguém me mandar o setup por email…ficaria mt agradecido. Estou no RJ – Brasil. Meu email é: ipav@ig.com.br

    Desde já agradeço a atenção

  15. Juan -

    Olá, eu tenho um m:robe 100, eu deleite as musicas que continham nele e fui mexer em coisas que eu não conhecia no aparelho. Dai entrei numa parte e botei opção de randon, dai desliguei. Depois passei novas músicas para o aparelho, mas quando fui ligar o m:robe, aparece escrito “RETRY TO SYNCHRONIZE”
    Gostaria de saber o que é, se pudesse me ajudar, ficaria eternamente grato.
    meu e-mail para contato é: jlouchard@hotmail.com

    Obrigado.

  16. pablo -

    Olá camaradave se vc me ajuda,cara eu to com um problema com m robe 100 ele ta dando a mesg invalid/files

  17. Douglas -

    Olá camaradave se vc me ajuda,cara eu to com um problema com m robe 100 ele ta dando a mesg invalid/files

Deixe um comentário

Se quiser você pode usar os seguintes comandos XHTML nos comentários: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>