Deu vírus

Bethania diz que eu sou paranóico com segurança digital, só porque eu uso senhas compridas, mudo-as com frequência e desconfio de tudo e todos.

Ontem essa paranóia salvou minha pele.

Fui usar o computador daqui de casa, o mesmo que meu pai e minha irmã usam, pra acessar minha conta do Banco do Brasil. Tava com pressa e resolvendo um monte de outras coisas ao mesmo tempo, então abri o Firefox, digitei rapidinho a agência, conta, senha e na hora do OK, o susto: “Dados não conferem”. Aí eu parei e todas as luzinhas de alerta do meu cérebro acenderam. Eu sabia que havia digitado certo. Tanto que digitei tudo de novo e funcionou.

Ainda assim eu SABIA que tinha algo errado, então mudei imediatamente a senha e saí. Quando fechei o Firefox, notei que tinha uma janelinha de login/senha boiando, solitária, na tela…


Objeto voador não-identificado…

Pra confirmar minhas suspeitas, abri o Gerenciador de Tarefas e cliquei em “Processos”. Nessas horas a paranóia, casada com o instinto aguçado obtido após anos trabalhando com computadores, compensou: não precisei de mais de um décimo de segundo pra ver, na lista de dezenas de processos ativos, um que chamava-se “microsoft.exe”. É o típico lobo em pele de cordeiro, ou nesse caso, vírus segurando uma plaquinha escrito Microsoft pra dizer “eu sou do bem”. Afinal de contas, se fosse um processo genuinamente Microsoftiano, ele teria um nome mais charmoso, como “mssftlyr.exe”…

Uma rápida pesquisa no Google confirmou minha suspeita: o tal “microsoft.exe” era o vírus Gaobot, usado para roubar senhas de home banking. Por isso que, da primeira vez que digitei minha senha, deu erro de “dados não conferem” – na verdade eu havia digitado é no Gaobot, e ele inventou esse erro aí e me jogou de volta pra página original do Banco do Brasil pra que eu não desconfiasse de nada, enquanto ele envia a minha senha pra algum estelionatário digital por aí. E, às vésperas do casamento, este problema seria especialmente grave…

4 comentários sobre “Deu vírus”

  1. aê Zé. valeu o post do vírus. fui lá correndo trocar a minha senha. num entendo nada de net e a dica (que a gente sempre ouve na tv, mas não adianta.rs)foi seguida.
    Liliane

  2. uau, essa do virus é bem interessante, pois sei que você (ou nós) mesmo na pressa dá pra sacar essas coisas. qual anti-virus o computador daí usa?

  3. holy crap! eu sou umpouco mais radical que voce. alem das medidas de segurança, eu nao uso anti-virus. pois é. alem de eu achar que ele enche a paciencia com varios popups, alertas e etc a toa, ele nao te protege contra virus e outros malfeitores novos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *