As loucas promoções de Seleções

Outro dia eu estava almoçando com meu pai quando me lembrei de uma coisa:

- Recebi uma carta da revista Seleções… daquelas de concurso milionário…

Na mesma hora ele começou a rir.

- Ah é? Daquelas estilo “concurso super-especial somente para participantes selecionados” que tem 400 etapas diferentes só para você se inscrever?
– Exatamente… e com aquelas instruções malucas de sempre…
– Hehehe… “é fácil, você só tem que enviar um cupom-bônus com os doze selos da vitória colados no verso do envelope-âmbar do participante especial”…

Sim, era piada. Mas o mais engraçado dela é que o que a gente dizia não era exagero. Pra provar, olha só como é o tal envelope…


Note no detalhe (dir.) o código de barras fajuto, as anotações “a tinta” e os avisos espalhafatosos de “documento verificado” e “correspondência restrita”…

Os caras realmente forçam a barra. Até o verso do envelope é cheio de texto falso para dar a entender que o conteúdo é importantíssimo e que você deve se inscrever imediatamente.

 

Dentro dele vem a enxurrada de documentos contendo os cupons-bônus, envelopes de resposta, certificados, selos de participação e o escambau. Dá só uma olhada no “certificado de participação final”: parece mais uma carta de crédito bancário do ano de 1850…

O texto é fantástico: “Menos de 3 em cada 100 moradores de Minas gerais foram selecionados para receber a chance de ganhar o Grande Prêmio no valor de R$ 300.000,00″. E o texto ainda fala de um Prêmio de Antecipação por Resposta Rápida de R$ 30 mil se eu responder em até 7 dias. E ainda tem mais, respondendo rápido eu ainda concorro a mais 1.005 prêmios que valem mais de 700 mil reais. Sim, são mil e cinco prêmios. Afinal, cinco prêmios a mais fazem toda a diferença num concurso destes, não acha?

Um detalhe: se eu preencher e enviar o rodapé do certificado, na verdade estarei é adquirindo uma assinatura da revista Seleções. Mas quase não dá pra ler o texto que explica isso porque ele está perdido no meio de outros textos inúteis, dizendo “reserva para depósito confirmada”, “habilitação confirmada para todos os prêmios”, etc…

Mas este “certificadão” é só o começo do conteúdo do envelope. Ainda tem um “cartão estrela dos presentes grátis”. Mas quais presentes? São aqueles 1.005 prêmios do certificado? Ou seriam outros? E ainda tem uma “chave numerada” para eu concorrer a um carro. Um carro? Mas no super-certificado ninguém disse nada sobre carro…

 


Meu Deus!! Mais prêmios!! MAIS PRÊMIOS!!!!

 

E quanto mais você tira coisas do envelope, pior fica: tem uma carta do presidente de honra do (respire fundo) Comitê de Distribuição de Prêmios da Seleções do Reader’s Digest, que é ninguém menos que Edson Celulari (eek!), avisando que é ele quem vai entregar o carro ao ganhador e que, ora bolas, você deve responder rapidamente, seu lerdo! Tem também um selo de participante na etapa final do concurso. O texto do papel onde vem o selo explica, mais uma vez, que seu nome foi selecionado a partir de “um minucioso e exigente processo de seleção”. “Minucioso” porque nenhum nome do banco de dados deles deve ter sido deixado de fora. E “exigente” porque ninguém que não estivesse no banco de dados poderia concorrer. Sem exceções!

 


A carta do presidente (esq.) e o super-selo ninja (dir.)

 

De acordo com as instruções, eu devo colar o tal selo no envelope de resposta. Acontece que tem DOIS envelopes, o “envelope SIM” e o “envelope NÃO”. Deixa eu ver se entendi: se eu quiser participar, devo escrever pra eles. Se eu NÃO quiser participar, eu… devo escrever pra eles? Hmmm, talvez tenha faltado um envelope “Hein?”…

Depois de uma extensa leitura da papelada toda eu descobri que o “envelope SIM” é só para, se você quiser, além de partipar do concurso, assinar a revista. Ou seja, a coisa mais fácil que pode acontecer é você, na sangria desatada que o Edson Celulari te colocou para responder rápido, acabar se confundindo e assinar a revista por engano. O “envelope NÃO” só permite que você participe do grande concurso (o do certificadão) e de um tal “Prêmio Clique da Sorte”. Clique da sorte? Ninguém me disse que tinha Clique da Sorte!

Foi preciso vasculhar o envelope um pouco mais para achar o tal “Clique da Sorte”: é o sorteio de um computador. E tem surpresa: o cupom vem com um incrível “Bônus-Relâmpago” onde eu ganho… (prepare-se porque essa é demais…) um incrível scanner! OOOOHH!!!!

 


Taí o cupom do bônus relâmpago. Note o “privilégio adicional”: me senti tão importante lendo aquilo…

 

Os prêmios – e os nomes clichezentos – nunca acabam: ainda tem outro papel mostrando o super-brinde que eu posso ganhar se assinar a revista: um rádio FM com lanterna.

Veja bem: ele tem lanterna. Se fosse um rádio FM normal eu não assinaria a revista. Mas este aí tem lanterna, então a coisa toda muda de figura. É como os cinco prêmios a mais, dos 1.005 prêmios do certificadão. Fazem toda a diferença, principalmente quando você já está completamente desorientado com as regras malucas e só consegue pensar em Edson Celulari dizendo: “Envie! Envie tudo! DEPRESSA!”.

Mas o “gran finale” do envelope é o último papelzinho, intitulado “como participar dos nossos sorteios”. Sim, são as instruções!!! Mas não se anime, pois são as instruções descritas de um jeito bem “Seleções”. O texto é simplesmente surreal, exatamente como eu e meu pai dissemos no almoço:

“Devolva seu Certificado de Participação Final, com a Ordem de Compra devidamente preenchida, o Cupom do Prêmio Extraordinário, o cupom de participação no prêmio Clique da Sorte e seu “Cartão Estrela” no envelope de resposta SIM, com a etiqueta amarela “Resposta dentro do prazo confirmada” colada, dentro do prazo indicado”.

E aí, entendeu?

Pra não dizerem que eu estou de sacanagem, clique aqui e veja o texto inteiro com seus próprios olhos…


Update: No dia 08/10/08 o pessoal da revista Seleções me mandou o seguinte email:

De: atendimento@selecoes.com.br

Boa tarde José Carlos,

Vimos em seu site “O Primo” alguns comentários sobre nossa empresa. Gostaríamos de saber como
poderíamos postar algumas informações para esclarecer sobre as nossas promoções.

Agradecemos seu retorno,
Atendimento ao Cliente da Revista Seleções

Respondi dizendo: “Terei prazer em ajudá-los. Mandem as informações que quiserem postar e eu posso anexá-las ao meu post”. Só que o remetente do email deles é o email geral de atendimento, então parece que minha resposta foi lida por alguém do atendimento “geralzão” da revista, e olha só o que aconteceu (clique para ampliar)…

 

 

O mais legal é que do lado direito do email tem uma propaganda… de mais uma promoção maluca!

Mas no dia 27/10 eles acertaram a mão e mandaram o email certo, que reproduzo, na íntegra, aí embaixo:

A Revista Seleções é a publicação mais lida do mundo, com cerca de 100 milhões de leitores em todo o planeta. No Brasil, é uma das maiores publicações mensais em circulação, e está no mercado há mais de 66 anos porque tem como princípio garantir a seus clientes a qualidade de seus produtos e serviços, o respeito ao consumidor e a total consonância com as normas do Código de Direito do Consumidor Brasileiro.

A primeira revista “Reader´s Digest” foi impressa nos Estados Unidos em fevereiro de 1922.  No Brasil ela chegou 20 anos depois com o nome de “Seleções”.  Há que se reconhecer que uma empresa tem que ser muito integra, sólida e competente para manter uma trajetória de sucesso durante tanto tempo – atravessando guerras, crises econômicas, mudanças de tecnologia e de comportamento do consumidor. Nossos leitores, se insatisfeitos, já nos teriam tirado do mercado – destino comum a muitas empresas que falharam em respeitar e atender seus clientes com excelência.

O Reader´s Digest é uma empresa conhecida no mundo todo e seu desempenho é fruto de um contínuo trabalho que envolve a produção e distribuição de livros educacionais, CDs musicais, vídeos, e muitos outros produtos. Oferece, ainda, aos que desejarem, a oportunidade de participar de seus sorteios de prêmios, que são sempre oferecidos/informados por mala-direta (marketing direto) –  seja por correio ou pela Internet.

Seleções é uma empresa comprometida com o país que a hospeda. Temos diversos programas de ação social conduzidos durante todo o ano. Por exemplo, como  parte da interatividade dos sorteios, Seleções desenvolveu um programa chamado “Seleções Premiando a Educação”, que apóia e realiza ações dirigidas às áreas de educação e cultura – e já beneficiou mais de 15 mil alunos e professores em todo o Brasil com a doação de material educacional,  com o objetivo de ajudar na formação, educação e cultura dos jovens deste país. As instituições (escolas ou bibliotecas públicas) que recebem as doações são as indicadas pelos ganhadores dos Grandes Prêmios. A cada ano, novas instituições – sempre indicadas pelo ganhador do concurso daquele ano – são beneficiadas pelo programa.

Conheça algumas instituições que receberam essas doações nos últimos anos (a lista completa contém mais de 50 instituições).

E.M. de Ensino Fundamental Pe. Nilo Peçanha – Novo Hamburgo/RS
Colégio Estadual Prof. Jose Guimarães – Curitiba/PR
Escola Municipal Padre Antão – SP/SP
Biblioteca Pública Municipal Dr. Mario Correa Lousada – Valinhos/SP
Escola Frei Orestes Girardi – Campos do Jordão/SP
Prefeitura Municipal da Instância de Campos do Jordão (doação para 14 escolas municipais) – Campos do Jordão/SP
Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS
Secretaria Municipal de Educação – Pelotas/RS

DOS CONCURSOS. Seleções divulga seus produtos através de promoções que incluem a oportunidade de participar de sorteio de prêmios porque tem como base de sua atuação o “marketing direto”. Assim, os sorteios que promovemos são como vitrines chamativas de lojas:  têm o objetivo de chamar sua atenção para as ofertas excepcionais que estão dentro da loja – em nosso caso, dentro do envelope – dando-lhe a chance de concorrer a prêmios valiosos.

Em nossos concursos, já distribuímos no Brasil mais de 17.200 prêmios, passando de 8,8 MILHÕES DE REAIS. Esses sorteios são apurados pela Loteria Federal, registrados e operados em total concordância com as normas da Caixa Econômica Federal – que é o órgão responsável pelo registro e execução de sorteios e loterias no Brasil.

Cada vez que você recebe uma de nossas promoções e responde, você conquista uma chance de ganhar. E quanto mais vezes você responder, mais chances vai acumular. E não existe outra empresa que conceda a oportunidade de participar e ganhar prêmios sem comprar nada. Quando você participa dos concursos respondendo NÃO (envelope NÃO) você nos autoriza a continuar enviando novas ofertas de produtos. E sabemos que temos produtos tão bons, de tantas variedades,  que se você não gostou daquela oferta,  vai gostar de alguma outra que enviaremos. Conhecemos a qualidade de nossos produtos!

O concurso é anual – conforme explicado nas peças promocionais. A cada ano um  novo concurso acontece e surge um  novo ganhador do prêmio principal (Grande Prêmio) e mais de 1.000 outros ganhadores de diversos outros prêmios. Todo ano isso acontece. As datas de apuração dos sorteios encontram-se no extrato do regulamento (está em todas as promoções enviadas) e no site de Seleções . A lista dos ganhadores de todos os prêmios também.

http://www.selecoes.com.br/concursos_sobre.asp

Destacamos que Seleções só trabalha com empresas que tenham listas de clientes cadastradas na ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto,  que possui um código de conduta para a atuação nesse mercado, justamente para garantir a seriedade do trabalho das listas e do marketing direto. Nós fazemos parcerias com estas empresas para oferecer nossos produtos a seus clientes.

Como proceder se você recebeu uma oferta de Seleções e não deseja responder ou participar
dos concursos?

Se você recebeu uma oferta de Seleções e, sabendo que poderia ganhar em torno de 300 mil reais sem comprar nada, ainda prefere arriscar sua sorte basta jogar o envelope fora. Não enviaremos outra oferta a não ser que você nos responda – com o envelope SIM ou NÃO.

Se a oferta foi por email, basta clicar no link que segue ao final da primeira pagina da oferta, indicando que não quer receber promoções de Seleções.

Se desejar falar com nossa Central de Relacionamento:

Ligue para 4004-2124 ou envie um email através de nossa página de atendimento:
http://www.selecoes.com.br/atendimento.asp

Estamos absolutamente à disposição.

Seleções do Reader´s Digest

256 comentários em “As loucas promoções de Seleções”

  1. hahahaha! fazia tempo que eu não ria tanto! no tempo que não tinha internet minha mãe resolveu acreditar e me fazia seguir todas aquelas instruções malucas da seleções! hoje recebi, para mim mesma, a primeira notificação de que serei confirmada para o grande prêmio da minha vida! 60.000 reais! aí, já no tempo da internet, resolvi conferir quem já tinha sido premiado e me deparei com essa “pérola”! de quebra, aprendi como me livrar das próximas correspondências, obrigada! parabéns e um abraço!
    danielle

  2. achei em outro blog, esta carta, não sei se é verdadeira, mas é engraçada… “Mensagem: porque eu recebi um em velopi di sendo que eu sou o ganhador do premio de 300.000.000 e disendo que iria cair naminha conta e ateogora nao tenada naminhaconta pen sei que esta revista foci seria com pessoa desente mais miganei olha estuo esperado o prmeio ci eu re almenti ganhei vou faser muitas propaganada da em presa no meu estado em minha cidade e em toda região.”
    http://www.cabianca.net/blog/aprenda-com-a-revista-selecoes-como-nao-fazer-promocao-email-marketing-ou-marketing-de-relacionamento/

  3. Achei um absurdo, e realmente é uma grande invasão de priva, pois os caras devem comprar os dados das pessoas e enviar esse monte propaganda SPAM,…

    Aproveitando, será que a OAB, os direitos humanos, as ONGs, poderiam nos ajudar e evitar esse tipo de SPAM?

    Já estamos em 2010, e continuam com isso, vamos fazer uma corrente e enviar essa informação pra todos os amigos que conhecemos, para tentar banir isso,…!!! O Brasil não merece isso gente!!!

  4. ola recebi uma carta dizendo que poderei ser a unica ganhadora de um premio de 60.000,00 esta escrito seleçoes do reader’s digest departamento financeiro , e diz que eu irei receber um envelope com o codigo de rastreamento sera furada

  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!! no primeiro instante o olho brilhou!!!! depois que li os post aqui.. cai na gargalhada… q isso gente … pra q tanta enganaçao!!! bom eles me mandaram essa palhaçada… e tenho o nome so spc kkkkkkkkkkk… e pelo que eu entendi… eh por uma simples assinatura de seu produto que eles fazem esse circo todo, tao ferrados… ta eu assino, e nao pago, o que é que tem de mais?? tenho o nome sujo mesmo… ashuashauhs manda la pro spc serasa…e ainda corro o risco de ganhar 60.000,00 reais!!! ooooohhhhhhhhhh rsrs valeo galera!!

  6. meu!!!!!! outra coisa!!!! nao tem nehum jornalista ou advogado … alguem que tbm estaja envolvido com a midia sei la… alguem inteligente e bem informado sobre o assunto e como lhe dar ou se defender desses caras … ou qm ateh mesmo ja tirou grana desses idiotas por parte de algum processo que tenha sido endenizado??? nao é possivel isso .. respondem ai se der

Os comentários estão encerrados.