Como usar outros programas em um notebook sem interromper a projeção em um datashow

Nota inicial: Botei este texto para concorrer no concurso de posts sobre produtividade pessoal do Efetividade.net, que está completando um ano de vida. Tem muito mais coisa legal por lá, vale a visita.

Esta dica é bastante útil para aquelas reuniões em que você não pode fazer mais nada com seu notebook porque ele está ligado no datashow, projetando uma apresentação.

Você pode configurar seu notebook para “dividir” as imagens entre seu monitor e o datashow, mostrando a apresentação no datashow mas liberando seu monitor para outras coisas – usar outros programas, editar outros slides da mesma apresentação ou até mesmo o slide que está sendo projetado, ao mesmo tempo que ele é exibido, em tela cheia, no datashow.

As configurações são bem simples:

1) Acesse a tela de “propriedades de vídeo” clicando com o botão direito na área de trabalho e selecionando “propriedades” (ou usando o ícone “Vídeo” do Painel de Controle.

2) Na última aba (configurações), note que existem duas “telas” sendo exibidos na figura. A tela 1 é seu próprio monitor e a tela 2 representa um “segundo monitor virtual”, ou seja, a saída de vídeo do notebook.

 


Sim, meu Windows XP é em inglês…

3) Clique neste segundo monitor (a tela com o número 2) e marque a opção “Estender a área de trabalho do Windows neste monitor”. Ajuste a resolução da tela e o número de cores – 800×600 e 32 bits de cor devem funcionar em praticamente todos os datashows – e depois clique em OK.Se tudo der certo, você vai ver o papel de parede da sua área de trabalho projetado no datashow. Na verdade, o que ele está mostrando é uma extensão da sua área de trabalho que, por enquanto, está vazia. Você consegue mover o mouse até este “desktop estendido”, basta arrastá-lo para além do limite direito da tela do notebook e ele vai “passar” para o datashow. Isto acontece porque, para o Windows, a imagem do datashow é um segundo monitor, posicionado do lado direito da tela do notebook, exatamente como mostrado na figura acima.

 

4) Agora só falta configurar o PowerPoint. No menu “Apresentações” escolha “Configurar Apresentação”.

5) Na caixa “Exibir apresentação de slides em”, selecione o segundo monitor, aquele que foi configurado no passo 2. Clique em OK.

 


…mas meu PowerPoint é em português.

6) Para testar, pressione F5: o slide será projetado no datashow, mas a tela do notebook não vai se alterar.Importante: Ao trabalhar com outros programas enquanto projeta uma apresentação, você precisa se lembrar sempre de selecionar a apresentação antes de poder avançar/voltar o slide usando as teclas Page Up/Page Down. Para isto, basta dar um clique na tela do datashow ou clicar no botão “reiniciar apresentação de slides”, que aparece no PowerPoint quando você alterna para outro programa. Alternativamente, você pode usar os controles clicáveis que aparecem no canto inferior direito da apresentação (no datashow) quando você move o mouse sobre ela.

 

61 comentários sobre “Como usar outros programas em um notebook sem interromper a projeção em um datashow”

  1. Desculpe, mas estou com uma duvida; estou com um dell latitude cpi a series e ao conectar data show a imagem do monitor desaparece e em configuracoes nao me da opcao para monitor 1 e 2 o que fazer nesse caso? se alguem souber por favor me ajudem.
    Obrigado.

  2. Oi galera,
    estou com um net book e tentandO usar o easy worship 2007, no windows 7, em propriedades não tem a opção secundary monitor; alguém sabe o que faço para extender a area de trabalho como fazia no XP;;; VALEU!

  3. Olá !
    José Carlos, irei comprar um notebook para usá-lo tbm com data show e gostaria de saber qual a configuração ideal,placas, entradas e saida necessárias para utilizar todos esses recursos apresentados por vc inclusiveo fato de acompanhar a sequência das telas do slide no monitor sem interferir no que está sendo projetado no dashow.
    Por favor me responda o mais urgente possível pois precido do notebook com urgência.
    Grata! Cris

  4. USO O DATA-SHOW NA IGREJA E PRECISO DEIXAR UMA IMAGEM NO DATA SHOW ENQUANTO ELABORO OUTRA MENSAGEM COM COMPUTADOR PARA MOSTRAR POSTERIORMENTE NO DATA SHOW, COMO FAZER?

  5. Boa noite.

    Este tópico só é útil para quem usa laptop.
    O que é um problema para mim, porque eu sempre usei laptop para apresentações e agora por motivos de força maior, vou ter de usar desktop.
    Um dektop que só tem uma saída de vídeo RGB, portanto não tenho como ligar dois monitores, o que é um problema para mim, porque é essencial para mim numa apresentação ter dois monitores.
    Será que com um cabo em “Y” consigo resolver o problema? Será que vou conseguir espandir o ambiente de trabalho ou sou vou conseguir duplicar?

    agradeço que respondam para: jonatas_bras@hotmail.com
    Obrigado

  6. Bom Dia José Carlos!

    Poderia me ajudar, adiquiri um aspire da acer tentantando conecta-lo a tv entrei na configuração de video e acionei o CONECTA-LO A UM PROJETOR logo a tela do not ficou escura, não consegui nada com a tv e agora atela sempre lica escura mesma reiniciando o not.. como volto ao normal?? se não vejo nada na tela..

  7. José Carlos!!

    Depois que eu configurei meu notebook, para que a área de trabalho seja estendida para o datashow, conforme você orientou,não consigo passar um vídeo no datashow, como faço?

Os comentários estão fechados.