A saga do notebook novo, parte 2 – No leito de morte

No começo do ano eu vivenciei a terrível saga do notebook novo, onde tive a idéia idiota de comprar um notebook pelo Mercado Livre.

A saga havia terminado razoavelmente bem: depois de vários telefonemas, ameaças de processo e da necessidade de acionar contatos em Curitiba para poder trocar o computador pessoalmente (porque, por SEDEX, eu jamais ia vê-lo de novo), eu finalmente estava com meu HP DV6000 (modelo DV6045nl) funcionando.

Os meses se passavam e tudo corria bem. Até que, no meio do mês de julho, eu estava em uma reunião e resolvi checar meus emails. Apertei o botão de ligar o wireless e… nada. Depois de muitos boots e de um extenso diagnóstico no computador, eu comecei a desconfiar que minha plaquinha wireless havia ido pro céu. A confirmação disso veio quando descobri que no site da HP tem um fórum oficial, e o assunto “meu wireless parou de funcionar” é, de longe, o mais popular: o tópico mais popular sobre isso tem mais de 170 respostas de gente dizendo “o meu também” e descrevendo exatamente o mesmo problema que tive.

Acontece que antes de descobrir o fórum da HP eu fiz uma última tentativa de ressuscitar o wireless: baixei a atualização mais recente de BIOS do site oficial e instalei. Acabei tendo que dar um system restore porque o Windows parou de funcionar depois disso.

Durante o longo processo de reinstalar/reconfigurar tudo depois do system restore, o notebook começou a ter problemas pra ligar. Eu só consigo fazê-lo funcionar após o seguinte procedimento:

1) Ligar o computador e verificar que a tela fica preta e ele acende as luzes por uns 10 segundos, apaga todas, acende por mais 10 segundos, apaga, e assim vai, ad infinitum.

2) Quando as luzes ligarem, segurar o botão “power” por 4 segundos, o que força um desligamento. Nem sempre isso funciona, então tenho que tentar várias vezes.

3) Se o desligamento forçado funcionar, tenho que religar o computador em, no máximo, um segundo. Sim, é como se fosse um “tranco”. Depois disso ele, eventualmente, funciona.

Como esse “tranco” força o disco rígido eu passei a não desligá-lo mais, porque não tenho certeza que ele vai religar. Pra conseguir vir trabalhar hoje, por exemplo, eu trouxe o notebook ligado, dentro da mochila. No fórum da HP o tópico deste problema está, rapidamente, ganhando popularidade.

Mas espere! Ainda não acabou! Eu já mencionei que o computador fica absurdamente quente? O lugar onde fica a palma da minha mão direita é bem em cima do processador e do disco rígido, os dois maiores produtores de calor do computador. Durante o dia eu me sinto digitando em cima de um George Foreman Grill, tamanho o desconforto. O terceiro maior “esquentadinho” do computador é a placa de vídeo, que fica bem debaixo da plaquinha wireless. Coincidência? Eu acho que não. Pra mim os engenheiros não calcularam bem a dissipação de calor do computador, aí ele esquenta muito e vai estragando aos poucos. Em resumo, o notebook é bichado por design.

Assim, concluo que o notebook está agonizando lentamente e que em breve vai morrer de vez. Se eu quiser garantia, vou precisar ir até Curitiba e espancar um certo Neto Palone (o salafrário que me vendeu o notebook). A minha única saída vai ser vender o computador para alguma assistência técnica que queira “franksteinizar” o computador e aproveitar as partes que ainda funcionam. O preço vai lá pra baixo, mas é melhor do que nada.

Como preciso de notebook pra trabalhar, estou tendo que procurar outro. Até agora a opção vencedora é um Dell Vostro, que está em promoção no site da Dell esta semana, tem nota fiscal e garantia real (sem precisar espancar vendedor) e posso dividir no cartão em zilhões de parcelas, já que a grana anda curta. Pois é. Como dizia o famoso slogan… “dude! I’m getting a Dell!”

7 thoughts on “A saga do notebook novo, parte 2 – No leito de morte”

  1. Tenho lido o seu blog a algum tempo. Realmente a saga do seu computador é interessante.
    Eu vendo notebooks a um bom tempo e acredito q eu possa te ajudar. Tenho um usuário no
    mercado livre ‘RAFAEMK’. Esse usuário mostra que eu já mexi com isso. Posso lhe ajudar
    caso tenha o interesse. rafaelmklein@gmail.com
    Abraço.

  2. Cara, como O PRIMO também é merchan.. 😀 Resolvi fazer a pesquisa no VOSTRO DELL também….
    Dúvida: não tem placa de rede????? (WINXP pro, sem placa de rede?) é isso??

  3. Cara…por mais idiota que pareça galera…nao sei se foi obra divina ou é verdade, porem, li todos os foruns, mas pessoal temtem isso….

    Eu rodei o SPYBOT no meu notebook dv6140 e NA HORA voltou a funcionar, nem acreditei quandoa luz passou do laranja para o azul…..Se funcionar com outras pessoas repassem adiante pois ta dando dor de cabeça para varias pessoas….Sou leigo de informatica, porem funcionou no meu e espero que o problema seja mesmo algum tipo de virus que esse SPYBOT que peguei de graça no BAIXAKI funcione….

    Abraço e boa sorte!!!

  4. Muito Obrigado que Deus o abençoe muito resolvi com o spybot também. meu note é um dv6230br, instalei atualizei e rodei no pc e reiniciei. Reconheceu o novo dispositivo funcionou até eu desligar o note mas estou fazendo novo teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *