Inscrições abertas para o BlogCamp MG

E em novembro vai rolar aqui em Belo Horizonte o primeiro BlogCamp MG.

20071005

O BlogCamp é um encontro de blogueiros no formato “desconferência” – uma conferência sem programação prévia. Quem quiser falar, vai lá e inscreve sua palestra na hora. Assiste e participa quem quiser. É tudo informal e aberto – e, portanto, divertido.

Este formato é famoso na internet e conhecido como BarCamp – assim, “BlogCamp” ficou sendo o BarCamp dos blogueiros. O primeiro BlogCamp brasileiro rolou em agosto, em São Paulo. Vão rolar outros no Rio, em Curitiba, no Ceará e, agora, aqui na terrinha.

Para o evento de Beagá, a coisa é promissora. A Oi Futuro está por trás da divulgação e tem patrocínio do BlogBlogs e do Dinheirama.

Data: 17 e 18/11, sábado e domingo
Horário: 9:30 às 18:00
Local: Oi Futuro – Museu das Telecomunicações – Avenida Afonso Pena, 4001, térreo

Eu, que sempre tive preguiça da web brasileira, já estou inscrito. Essa movimentação atual dos blogueiros brasileiros é uma coisa ímpar que muito me anima.

Aguardem ampla cobertura aqui no blog e “drops” ao vivo via Twitter nos dias do evento.

11 thoughts on “Inscrições abertas para o BlogCamp MG”

  1. A idéia é boa, não participarei por motivos óbvios, mas, me responde uma coisa que eu acho q eu senti por aí: É real uma discriminação do pessoal que usa servers e programas dedicados (como o WordPress que você usa) contra o pessoal que usa o sistema do Blogger (tipo… eu :D)? Não sei, acho que estou redondamente enganado, mas…

    See ya! []’s

  2. José,
    uma desconferência, não é uma conferência sem programação prévia. Ela por definição não é uma conferência onde uma pessoa dá uma palestra.

    É mais um bate-papo onde todas as pessoas falam. Vários assuntos rolando em vários grupos de pessoas e tudo ao mesmo tempo…

  3. Renata, não precisa pagar, é de grátis 🙂

    Norberto, de acordo com a Wikipedia, uma desconferência é, sim, uma conferência:

    “An unconference is a conference where the content of the sessions is driven and created by the participants, generally day-by-day during the course of the event, rather than by a single organizer, or small group of organizers, in advance.”

    Hélio, até uns 2 ou 3 meses atrás eu também estava no Blogger, e eu bloguei no Blogger por mais de CINCO anos. Não acho que exista discriminação. Acontece que o pessoal normalmente se refere ao Blogspot como ponto de partida para blogueiros, que, conforme vão pegando gosto pela coisa, migram pra um WordPress ou um MovableType da vida porque querem fugir das limitações do Blogger.

  4. Bem, a Wiki pode dizer isto, mas a minha própria experiência me diz que não é uma conferência no sentido de ter conferencistas ou palestrantes.
    É esta a característica principal e o que faz tanto sucesso num blogcamp/barcamp… todo mundo fala com todos ao invés de uma pessoa falando e todos ouvindo.

    Afora essa definições, podemos começar a definir alguns assuntos para serem discutidos por lá…

    abraço

  5. Hélio, Renata e para quem mais interessar possa:
    O evento é gratuito e se você tem um blog (não interessa se é Movable Type, WordPress, Joomla, Uol, Blogger, Blogspot, etc, etc, etc…), você deve se considerar convidado.
    Mas para participar, deve-se inscrever… ok?
    O que falaremos por lá? Você decide! Qualquer pauta que quiser trazer será bem-vinda. É essa a idéia da desconferência: todos trazem assuntos para serem discutidos por todos.
    Não tem conferencista, nem palestrante…

  6. (como não tem botão edit/delete, vou ter que floodar sem necessidade)

    Norberto, talvez eu não esteja muito lá preparado para participar destes eventos, eu ainda preciso vencer minha barreira pessoal de não enjoar de postar no blog, e é claro, voltar a escrever textos quilométricos sobre o transporte publico/faculdade/preservação/o que vier na cabeça 😀

    E nem rola de eu ir, por que é em BH, e é longe pra caralho 😀 (talvez, se eu fosse de avião… ou de Cometa 10 horas de viagem… mas, sem tempo/dinheiro) 😀

    See ya! []’s

  7. Norberto, conceitos à parte eu acho que estamos falando da mesma coisa, hehehe… o que eu acho que é “conferência” não é conferência pra você. Mas pelos seus comentários nós dois estamos com a mesma expectativa.

    Hélio, pena você não poder vir. Quem sabe numa próxima! E viva o boteco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *