Dicas para quem não costuma viajar de avião

11 de março de 2010, 22:14

Porque depois de sete anos voando praticamente toda semana e 211.436 milhas acumuladas (só na Tam) a gente aprende algumas coisas. Espero que alguma dica sirva pra você.

Assentos do Airbus A319 da TamUma coisa que melhora ou arruina sua viagem de avião é onde você se senta. Os aviões da Gol e Tam, em voos domésticos, tem umas 30 fileiras numeradas com três cadeiras de cada lado do avião – como o Airbus A319 aí do lado. Assentos com letra A ou F ficam na janela e assentos com letra C ou D, no corredor. Os piores são os assentos B ou E, que ficam espremidos no meio de duas cadeiras: Evite-os.

Os assentos com números menores (1 até 16) te permitem ganhar alguns minutos na hora do desembarque, mas só se você não tiver despachado bagagem, porque nesse caso sair mais rápido do avião significa apenas esperar mais pela sua mala lá na esteira de bagagem. O inconveniente deles é que se esgotam rápido no check-in e, se você não embarcar primeiro, o espaço para bagagem de mão tende a se esgotar rapidinho. Já os assentos de trás do avião (da fileira 16 em diante) te permitem embarcar mais rápido se você estiver voando pela Gol: o embarque neles é prioritário. Só que você desembarca por último, o que pode significar alguns minutos a mais mofando no avião (ou cochilando alguns minutinhos a mais, se você estiver cansado e sentado na janela).

Por sinal, para cochilar no avião os assentos das janelas são mesmo os melhores: feche as persianas para a claridade não incomodar, encoste a cabecinha na lateral do avião e “boa noite”. Eu recomendo nem reclinar a poltrona: ela reclina tão pouco que é melhor deixá-la na posição vertical pra aeromoça não te acordar na hora da decolagem e do pouso. Mas se você gosta de reclinar a poltrona, cuidado: há duas fileiras no avião onde as poltronas NÃO reclinam: a última fileira e a fileira logo em frente à saída de emergência (cujo número varia dependendo do avião, mas é sempre ali entre a 10 e a 15).

O melhor jeito de conseguir bons lugares do avião é reservá-los quando você compra a passagem. Se isso não for possível (seja porque sua empresa é quem compra suas passagens ou qualquer outra razão), a segunda melhor maneira é fazer checkin pela internet. Você pode fazê-lo mesmo que tenha bagagem pra despachar. Os assentos bons se esgotam rápido, então é bom fazer seu check-in o mais cedo possível. Na Gol o check-in pela internet abre 24 horas antes do seu voo. Na Tam são 48 horas.

Em termos de espaço para as pernas os melhores lugares são a primeira fileira e a fileira da própria saída de emergência. Só que não é possível escolher estes lugares pela internet, só ao fazer check-in no balcão mesmo. Outra dica sobre assentos: nunca vi a Tam divulgando, mas alguns dos seus aviões tem tomadas de 110V entre os assentos. Quebra um galho quando seu celular ou MP3 player fica sem bateria.

P.s.: Para assentos em voos internacionais, consulte o excelente SeatGuru.com.

Aeroportos requerem fazer tudo com antecedência, tanto que na passagem as companhias sempre escrevem algo recomendando que você chegue 1 hora antes do voo. Eles NÃO estão mentindo: Se o seu voo é as 16h, não se iluda achando que você vai conseguir embarcar se chegar no aeroporto às 15:45. O horário do voo que você vê na passagem é o horário em que o avião decola. O check-in para o voo se encerra cerca de 40 minutos ANTES desse horário, e o embarque termina uns 15 minutos depois. Se você vai viajar com pouca bagagem, essa é outra razão para fazer check-in pela internet: no caso de algum imprevisto você pode dar o golpe de joão-sem-braço e ir direto pro portão de embarque, mesmo que já tenham encerrado o check-in do seu voo. Se sua mala não for exageradamente grande, os funcionários da companhia aérea não vão reclamar de você não tê-la despachado.

Outra coisa que nem todo mundo sabe que existe: lista de espera. Funciona assim: se seus compromissos do dia acabaram mais cedo e você quer antecipar sua viagem de volta pra casa, ao invés de remarcar seu voo (pagando) você pode ir pro aeroporto e colocar seu nome numa lista de espera para algum voo antes do seu. Se ainda tiver lugares no avião quando forem encerrar o check-in do voo, os passageiros da lista podem ocupar estes lugares. Mas é por ordem de chegada: se sobraram 3 lugares e tem 10 nomes na lista, quem botou o nome primeiro leva. Até onde eu sei nem a Tam nem a Gol estão cobrando por lista de espera.

Os programas de milhagem (Fidelidade Tam e Smiles, na Gol/Varig) costumam desanimar quem voa pouco porque você ganha só 1000 milhas por voo e tem que acumular dez mil pontos pra ganhar passagens grátis. Mas mesmo que você voe muito pouco, vale a pena ter um cartão fidelidade para acumular milhas. Três motivos pra isso:

  • As milhas ganhas demoram a expirar (especialmente na Gol);
  • Para voos em horários esquisitos (tipo domingo de manhã) ou durante promoções, as companias costumam vender trechos por bem menos do que 10 mil pontos.
  • Alguns bancos e cartões de crédito que tem programa de fidelidade deixam transferir pontos do seu cartão de crédito para a Tam ou Gol.

E uma atenção especial para o Smiles da Gol: cerca de 40% das vezes que viajo os pontos dos meus voos NÃO são creditados. Se você vai voar Gol/Varig, guarde o canhoto do cartão de embarque e depois confira no site se suas milhas foram mesmo creditadas. No site mesmo você pode requisitar o crédito das milhas faltantes.

Durante o voo é perfeitamente normal que o avião chacoalhe um pouco. Se você olhar pela janela vai dar até pra ver a asa do avião se dobrando enquanto o avião balança. Isso é perfeitamente normal. Às vezes o piloto dá um alerta de apertar os cintos, as aeromoças interrompem o serviço de bordo e saem correndo com os carrinhos de comida barrinhas de cereal de volta pra cozinha: ainda assim, tá tudo perfeitamente normal. Às vezes o piloto erra a mão na aterissagem e, ao invés de tocar gentilmente com o avião no solo, ele praticamente SOCA o avião no asfalto e dá uma freada que te faz meter a cara no assento à sua frente. E adivinhe? Tudo perfeitamente normal. Aviões foram feitos pra aguentar descargas de raios elétricos enquanto voam no meio de tempestades com ventos assustadores, então não há com o que se preocupar.

Outras dicas sortidas:

  • Quer ler no avião? Compre algo antes de embarcar, porque as revistas de bordo são apenas spam dos destinos para onde a companhia aérea voa, disfarçados de reportagens. Honrosa exceção: o Almanaque Brasil, dos voos da Tam, que já andei elogiando aqui inclusive.
  • Para fones de ouvido, prefira os com algum tipo de isolamento acústico, porque a cabine é bem barulhenta. Por sinal a Anac não permite o uso de eletrônicos durante o pouso e decolagem, mas para fones de ouvido as aeromoças costumam fazer vista grossa.
  • Voar com problemas respiratórios (gripe, sinusite) pode ser perigoso por causa da pressurização da cabine. Essa eu descobri depois de passar um susto voltando de um carnaval em FloripaUpdate: O leitor Paulo Cezar (valeu!) lembra que a cabine pressurizada também tem um outro efeito colateral: potencializa efeitos de bebida alcoólica. Você fica bêbado muito mais rápido.
  • Mas se você, mesmo sem gripe, sofre com dor de ouvido durante o pouso e a decolagem, e os truques manjados (engolir saliva, beber água, bocejar) não funcionam, tampe o nariz com a mão, feche a boca, cole a língua no céu da boca e tente soltar o ar pelo nariz, com cuidado.
  • Em alguns aeroportos (*cof cof Congonhas cof*) onde seu portão de embarque muda toda hora por causa do “reposicionamento de aeronaves no pátio”, uma dica pra economizar caminhada é esperar seu voo aparecer como “confirmado” ou “embarque próximo” nas telinhas da Infraero antes de ir para o portão indicado. Dificilmente o portão muda depois desse ponto. 

E se tiver algo errado ou você quiser completar a lista, os comentários estão aí pra isso :)


45 comentários em “Dicas para quem não costuma viajar de avião”

  1. VictorRusso -

    Ah cara, porque que as companhias aereas nunca fizeram algo assim hein?
    Seria muito mais simples viajar de avião, ao inves daqueles panfletos bestas(não tanto né!)…

    E só mais uma coisa pra acrescentar: COMA NO AEROPORTO, a comida dos aviões não serve nem de aperitvo, exceto um voô Manaus – São Paulo(GRU) que eles dão um sanduiche de quijo quente pequeno mas que e melhor que nada…

    Enfim otimo post, continue assim, até mais Primo (se você não gostar que eu te chame assim e só me avisar que eu paro).

  2. tiagón -

    tu usa mp3player, mesmo? porque eu não levo meu jurássico 256MB e sempre tento usar o celular pra ouvir música, mas JAMAIS consigo. (vá lá que eu viajo de avião, se muito, 3x por ano.) mesmo argumentando que o celular tem um Modo de Voo (são só os Sony, ou todos tem? pergunto porque não sei a função/informação é de “domínio público”), e mesmo MOSTRANDO pra moça “ó, tô ligando, ó, Modo de Voo”, sempre me vetam. é eu botar o fone que elas vem me incomodar. mesmo quando eu coloquei os fones pra diminuir o barulho das crianças malditas à minha volta. (Mostrei o cabo desconectado pra aeromoça confusa, e gritei “É PRA DIMINUIR A PORRA DO BARULHO DA MERDA DAS CRIANÇAS OPA TO GRITANDO DESCULPA.)

    E SEMPRE TIVE *ops* sempre tive medo de fazer check-in pela internet, mas agora me sinto mais seguro pra tentar na próxima.

    além disso, sempre viajo com a janela fechada, porque odeio quando o avião inclina. *brrr

  3. José Carlos -

    Eu também escuto música com o celular. Meu método é deixá-lo LONGE da vista da aeromoça (no bolso ou entre as pernas, e como eu sento sempre na janela a distância extra ajuda), abrir um livro/revista e fazer cara de antipático. Se ela me abordar perguntando se eu desliguei a música, eu respondo um “sim” seco e ela normalmente vai embora.

    E ela só passa “fiscalizando” em dois momentos, antes da decolagem e do pouso, depois se senta naquela cadeirinha retrátil de tripulação que fica perto da cozinha e não volta mais. Se ela for encrenquinha demais, espere ela passar e se sentar, coloque os fones de volta e SEJA FELIZ :D

    E, sim, a maioria dos celulares tem “modo de voo”, mas as aeromoças ou não entendem ou ignoram a existência dele.

  4. Lucas -

    Boas dicas =)

    Eu não voo muito, mas prefiro ficar nos assentos mais a frente porque prefiro ficar esperando bagagem do que ficar esperando no interior do avião.

  5. Sabrina -

    A dor no ouvido costuma ser intensificada em quem viaja com o nariz entupido (tá explicado pq é um inferno viajar gripado…), por isso ter consigo um descongestionante nasal é sempre uma boa ideia. Lembrem-se disso, principalmente quando viajarem com bebês! Os outros passageiros agradecerão. =]

  6. Linkblog Pensar Enlouquece, Pense Nisso. -

    Leituras recomendadas…

    Meus itens compartilhados no Google Reader. Dicas para quem não costuma viajar de avião, em O Primo. Mundo do Photoshop, em Incautos do Ontem. O dia em que o Quilmes virou o time do Pato Donald, em Impedimento. Não Quero Falar Sobre Isso Ag……

  7. Nathaly -

    Não sei se é psicológico ou se realmente é um método eficaz, mas deixo os fones no ouvido e uma musiquinha rolando pra evitar a dor durante e depois do vôo. Tem funcionado bem. Quando peciso tirar os fones, com certeza meus ouvidos irão me incomodar.

  8. PG -

    Boas dicas tanto pra novatos como para veteranos. Que o Google lhe dê o merecido pagerank. ;)

    Esqueceu só de dar dois toques for dummies:

    Na hora do embarque, não adianta se levantar e entrar na fila na primeira chamada – a não ser que você não tenha assento marcado ou tenha alguma esperança de pegar jornal na entrada. Aguarde sentado calmamente e entre na fila quando esta diminuir. O avião só vai partir quando o último embarcar.

    Na hora do pouso, não adianta bater no cinto e se levantar na hora que a turbina desliga, futucando as bagagens no compartimento, porque você vai ter que esperar do mesmo jeito – só que em pé, em vez de sentado.

  9. Yuri -

    Cara, muito legal o texto, parabéns. Gostei bastante das informações.
    Abraço!

  10. Juliana -

    Adorei a sua materia, sou comissaria, e posso dizer-lhes que o modo aviao nos celulares eh completamente inutil. Mesmo estando neste modo o cel ligado pode dar interferencia nos comandos da aeronave. Entao a minha dic eh: mantenha-o desligado e compre um mp3 player, eles sao baratinhos hoje em dia e nao irao interferir nos comandos. ;)

  11. carlos guitar -

    Muito bom cara !
    Depois deste post, quando for viajar de avião vou me sentir um grande expert no assunto, com algumas ressalvas, claro.
    Abraço !

  12. Fatima -

    Muito bom!!! Ja recomendei a leitura…tinha duvidas acerca da lista de espera… vou chegar cedinho ao aeroporto!!!

    Valeu!!

  13. Monica -

    Adorei as dicas, vou viajar pela primeira vez com meu filho de 2 anos para alemanha.

  14. JIRLEY -

    QUAL PARTE DA AERONAVE FAZ MENOS BARULHO, ANTES OU DEPOIS DAS ASSAS?

  15. Paulino -

    Parabéns pela iniciativa, rápido e rasteiro, informações importantes. Gostei. Obrigado!

  16. rafael -

    Que bom que a comissária Dra. Juliana sabe mais que as empresas aéreas do resto do mundo.

  17. anthony yuri -

    pior de tudo é os atrassos!
    vou viajar de tam e ja anuncio na tv que a propia esta proibidda de vender passagens para voos domesticos

  18. Cecília Degelmann -

    Adorei, muito obrigada! Ajudou bastante! E aproveitei para ler todos os comentários dos outros; obrigada a vocês também! É sempre bom ouvir vários comentários. Mas uma dúvida eu continuo tendo: no caso da Gol, qual o tipo da aeronave? É focker100, é A320, ou o quê? Não entendo nada de avião e como não quero que as asas atrapalhem a vista da janela, como vou saber se a vista é bloqueada pela maldita asa? Comprei as passagens na Gol, mas ninguém atende no 0800, para poder informar. Mais uma vez obrigada; e um abraço a todos!

  19. LUCIANE ALONSO. -

    Adorei as dicas, nunca tinha achado informações tão úteis e fáceis de entender e executar. Muito obrigada…

  20. Luis Henrique -

    Cara, parabéns mesmo!
    Irei viajar de avião pela primeira vez no mês que vem, e vc disse tudo que não encontrei em outros sites. Ri muito na parte “Isso é perfeitamente normal”, e tentarei me lembrar de tudo durante a viagem. Muito obrigado mesmo pela iniciativa!

  21. Gilson -

    Os motivos de se desligar os aparelhos eletrônicos no pouso e na decolagem são vários, o menor dos quais é interferência nos comandos.

    1o – Se você estiver ouvindo música, não vai conseguir ouvir uma instrução da tripulação em caso de necessidade de evacuação da aeronave. Por isso se deve tirar o fone de ouvido nesses momentos.

    2o – Os aparelhos eletrônicos geram campos magnéticos que podem interferir nos instrumentos de emergência da aeronave, como por exemplo a bússola. Ela é préviamente calibrada somente com os aparelhos do avião ligados, e um celular ou mesmo mp3 ligado PODE causar interferência sim.

    O modo avião foi feito para ser utilizado APÓS a decolagem e ANTES do pouso, não durante esses. Não é o caso de as comissárias “desconhecerem ou ignorarem sua existência”.

  22. Hallon Oliveira da Silva -

    Olá. Gostaria de dizer que não acho certo as pessoas ignorarem o uso de celular dentro do avião ou mesmo em Modo Vôo. Quando as aeromoças ou os comissários dizem: “Mantenham todos os aparelhos eletromagnéticos desligados… Lembramdo que todos os passageiros mantenham todos os aparelhos celulares desligados durante todo o vôo, mesmo que eles estejam em modo vôo.” Você deve lembrar que não é só você que está dentro do avião e outras pessoas estão correndo o risco de perder até mesmo a vida por sua culpa. Por isso mantenham todos os aparelhoa celulares desligados durante toda a viagem. Muito obrigado!

  23. Elaine Bonetti -

    Dica boa… http://www.klm.com no cabeçalho do site clic em PREPARE SUA VIAGEM, mais a baixo na opção A BORDO clic em ‘Mapa de Assentos’, lá tem uma relação por tipo de aeronave. Escolha a sua e clic no modelo, abrirá o mapa completo tudo bem explicadinho. Tem muitas outras informações importantes. Explore e boa viagem! Achei ótimo, excelente!! Abç Elaine

  24. Adriano MG -

    Valeu pelas informações. É a primeira vez que estarei viajando de avião e gostei muito das dicas.

  25. Daniele -

    Como alguns aqui, também prefiro as poltronas da frente por alguns motivos: tenho problemas renais por isso bebo muita água e consequentemente preciso ir ao banheiro com certa frequência. Porém, detesto banheiros de aviões e evito usa-los, a menos q seja uma viagem muito longa. E tb pq prefiro sentar nas janelas, o q dificulta meu acesso aos banheiros dos aviões. Evito incomodar os outros passageiros ao meu lado. Então, num voo doméstico de cerca de 3 hs, qdo decolo, minha bexiga está no seu limite e prefiro desembacar logo p/ usar o banheiro dos aeroportos. Depois disso, aí sim vou até a esteira p/ retirar a minha bagagem. Sempre dá tempo.

  26. Marcos -

    Cara, vou viajar este final de ano e as suas dicas foram excelentes. Obrigado mesmo! claro que li os comentários, e pelo tanto que tem dá pra ver o alcance das tuas informações.
    Parabéns!

  27. guilherme -

    nossa cara, valeu só nessa pagina ja tirei 99% das minhas duvidas, obrigado por fazer essa pagina

  28. Marcelo -

    Parabéns pelas dicas, com certeza vão me ajudar muito. Continue assim.

  29. Ricardo -

    As dicas tbm foram bastantes úteis p/mim tbm!!! Recomendo a leitura dos comentários pois tem muita informação importante.

  30. Frank -

    Nossa!, quantos detalhes importantes que pode fazer nossa viagem mais confortável.Ainda que ha uma necessidade muita maior para melhorar o serviço de voos aéreos o minimo para o nosso bem comodidade estar sendo feito, através destas informações.Obrigado

  31. João -

    Eu fiz um voo muito pequeno (Galeão até Vitória ) e a comida do avião horrivel , é um biscoitinho salgado que não enche barriga de ninguem , e fui e voltei na janela deu uma pressão no ouvido danado , na ida eu senti quando começou a decolar até o dia seguinte , e na volta senti só quando pousou , e eu lembrei do que você disse , que é super normal . Com as suas dicas viajei muito mais tranquilo , valeu eeim e parabéns pelo site .

  32. LEONEIDE CUNHA -

    ADOREI SEU BLOG, ME AJUDOU BASTANTE APESAR DE JA TER FEITO VARIAS VIAGENS, MAS VALEU MUITO AS DICAS.
    RECOMENDAREI.
    ABRAÇO.

  33. Marcelo -

    Gostaria de uma sugestão: Tenho um voo de São Paulo para Porto Alegre. Empresa GOL, poltronas 13F (ida) e 18F (volta). Tenho 1,96 altura e 160 kg. Devo mudar de assento ou não? No aguardo, muito obrigado!

  34. Marta -

    Achei muito útil todas as informações!! Mas gostaria de sanar mais uma dúvida… Farei uma viagem do RS para AR e quero saber se além da bolsa (normal né?) poderei levar como bagagem de mão meu not??
    Aguardo
    Bjks

  35. MAXEMILIANA -

    Adorei suas dicas, são muito esclarecedoras. Você está de parabéns, muito bom encontrar pessoas que com um trabalho com seu podem ajudar tantas outras. Obrigada.

  36. leonardo -

    cara muito bom sua teoria vooei em 4 voos em menos de um mes e essas dicas me salvaram ufaa!! kkkkk mas como vc disse cara os assentos bons se acabam muito rapido antes mesmo de começar o chequinho que vc ja despacha as malas eu como sou esperto fui na maquina de chiquinho so q fiquei ali babando com a bagagem (desvantagem) bom mesmo fazendo isso pegando meu acento bem rapido ja tava quase tudo lotado e tive que pegar o ultimo acento o la de traz do aviao, jesus salve aquela tremedeira sem comtar que fiquei espremido la no cantiin e fuui no meio ainda por cima!! aaai bbom n foi so por iso q apertou o ultimo banco do aviao não da para ir pra tras!! entao imagina ultima fileira sentado no meio cadeira sem abaixar (pra traz) nossa quase que gritei do meu acento aai piloooto da praaa deeiaar caaair a mascara de suprerizaçãao? fal serio gol e webjet q fechou da pra melhorar isso?

  37. Laura Müller -

    O barulho que dá nos seus ouvidos durando a decolagem e durante o pouso é muito ruim, parece que sua cabeça vai explodir… Para amenizar Masque um chiclete ou uma bala, o que vale é mastigar : )

  38. Simone Coelho -

    Adorei as dicas, mais ficou uma dúvida quando a poltrona 10, ela tem um tampão na janela? ouvir dizer que sim, vamos viajar neste carnaval e será a primeira vez da minha filha, ficamos com as poltronas 10 A B c,será que posso mudar de lugar se tiver outros lugares vagos.Obrigada

  39. Emidio -

    Parabéns pelas dicas que, adicionadas aos comentários dos demais, dão uma visão bem completa aos passageiros mesmo não-iniciantes.

  40. Eyder -

    Olá, sou novato em viajar de avião!
    Então, resolvi gastar minhas milhas na TAM e comprei 2 passagens ida e volta pelo Fidelidade TAM.
    Mas não consigo escolher os assentos!!! Abre a aba do site para escolher mas fica em branco a página!!! Li por ai que algumas vezes não tem como escolher por ser “passagem de promoção”, uma pena se isto estiver acontecendo comigo, pois é uma viagem de Lua de Mel….

  41. Luzinete Correa -

    Boa tarde, adorei seu blog tem informações muito importante e uteis, estou fazendo uma pesquisa, pois pretendo escrever um livro e colhi muitas informações aqui, mas ainda me resta uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar, qual o minimo de pessoas é necessário para um voo de São paulo a Salvador em um domingo pela manha em um Airbus A319? se você nao tiver esta informação sabe onde posso consegui-la? Obrigado pelas informações e muito sucesso, aguardo resposta. Luzinete

  42. Luzinete Correa -

    Vc nao tem esta informação?

  43. LUANNA NASC -

    TENHO SINUSITE DESDE CRIANÇA E MEU NARIZ AS VEZES ENTOPE DEPENDENDO DO CLIMA. VOU SE DEUS PERMITIR VIAJAR PARA O EQUADOR EM SETEMBRO E ESTOU UM POUCO NERVOSA COM RELAÇÃO AO MEU SISTEMA RESPIRATÓRIO…! O QUE POSSO FAZER PRA VIAJAR TRANQUILA E SEM MEDO DE PASSAR MAL DURANTE O VOO??? HAAA SEMPRE USO SORO FISIOLOGICO PARA UMIDECER AS NARINAS E QUANDO ENTONPE USO UM NEBULIZADOR A BASE DE CORTICOIDE PARA ABRIR O SEPTO!!! ME TRANQUILIZE COM UMA RESPOSTA POSITIVA… OBRIGADA
    DETALHE VAI SER MEU PRIMEIRO VOO!!!

  44. simone de paula -

    Amei as informações desde blog, vou pra João Pessoa em janeiro/14 pela 1ª vez e tive varias dúvidas sanadas. muito obrigado

  45. Lya -

    Boa tarde.
    tem algum site aonde eu possa ter as medidas da poltrona do avião? vc poderia me contatar via email? assim eu poderia explicar o motivo de eu querer saber as medidas.

Deixe um comentário

Se quiser você pode usar os seguintes comandos XHTML nos comentários: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>