O mundo dos gamers surdos

Há algum tempo atrás Bethania me deu de presente a expansão do Doom 3, chamada “Resurrection of Evil”. Só recentemente eu tive tempo de instalá-la pra jogar, e ainda tive um contratempo: eu precisava do Doom 3 completo pra conseguir instalar a expansão. Acabei recorrendo ao Capitão Gancho e baixei uma cópia pir… digo, de legalidade questionável, via Bit Torrent.

Acontece que a cópia que baixei estava em italiano. Enquanto fuçava na net pra descobrir como mudar o idioma do jogo, esbarrei em um link muito interessante: Doom 3 [cc], um mod, feito para deficientes auditivos, que adiciona closed caption no jogo.

Pra quem não sabe o termo mod vem do inglês “modification”. Mods são programas que modificam ou acrescentam funcionalidades no jogo original, como novas armas, mapas, etc. Mas até então eu nunca havia visto um que tivesse finalidade tão altruísta…

Este mod nasceu de um post de um cara, nos fóruns do PlanetDoom, onde ele comentava porque diabos a Id Software não teve a decência de adicionar closed caption ao jogo. É que ele tinha um amigo com deficiência auditiva que sofria pra jogar Doom 3, já que grande parte da jogabilidade depende do som (exemplo: códigos dos armários de munição aparecem nas gravações de áudio dos PDAs que você acha no jogo).

As respostas que ele obteve do resto dos frequentadores do fórum foram de lascar:

“Seu amigo devia ir jogar Tetris”

“Nem tem tanto diálogo assim. Você esperava o quê?”

“Este é um dos posts mais idiotas que já li. Esse tipo de jogo não é para deficientes auditivos. Sabe por quê? Porque daria em legendas do tipo “demônio grunhindo atrás de você”, “ruído de bola de fogo vindo da esquerda”, “balas passando zunindo pelo seu ouvido”. Ia ser muito idiota. Resumindo: JOGOS DE TIRO EM PRIMEIRA PESSOA NÃO SÃO PARA SURDOS. Caso encerrado. Como é que um surdo conseguiria jogar algum jogo desse tipo? Vê se cresce e pára de bancar o bebê chorão”

Felizmente, além desses babacas aí, também apareceram várias pessoas se dispondo a ajudar. Hoje vários jogos possuem mods de closed caption, e uma pequena comunidade já começa a se formar para garantir acessibilidade para jogadores com necessidades especiais.

Mas o mod para o Doom 3 é muito legal. Além das legendas normais, que descrevem os diálogos, há legendas para o som ambiente, barulhos de pegadas, de portas abrindo e, obviamente, dos inimigos. Além disso, há um pequeno “radar” no canto da tela que mostra de onde estão vindo os sons – o que permite que o jogador, mesmo surdo, saiba que o personagem “ouviu”, por exemplo, um grunhido do lado esquerdo, alguns metros adiante. Este vídeo mostra como fica o jogo com as legendas.

Além do mod, os caras ainda foram gentis o suficiente para escreveram elaboradas transcrições do jogo, em documentos ilustrados contendo o timeline da história e todos os diálogos de todos os personagens.

3 thoughts on “O mundo dos gamers surdos”

  1. Existem surdos parciais que pode não entender bem o que as pessoas falam, mas pode distinguir bem os sons diferentes, tenho o mesmo caso.

    Não impede os jogadores com defeitos a jogarem qualquer jogos, se eu for ao Xbox Live! não ligo o que ouço as falas no auscultador, basta dar jogatanas que são os mais importantes.

  2. Cara, tb acho muito legal essas iniciativas…
    não tenho nenhum amigo deficiente, mas acho muito legal saber q existem pessoas trabalhando pra ajudar, eu conhecia essa mod, mas só pq eu queria saber o q falavam e quando leio entendo melhor do q quando ouço… agora q eu sei o real objetivo, vou dar muito mais valor nesses projetos, quem sabe um dia eu faço algo assim \o/

  3. Show de bola… apenas pessoas que olham somente pro próprio umbigo é que podem fazer comentário tão preconceituosos como os que estão no artigo.
    Muito bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *