Por que o Brasil não vai pra frente?

É por causa disso aqui:

caneta

Tudo que é banco usa essa tal “caneta fixa”: um tubo de metal com uma carga de caneta Bic que fica acorrentado na mesinha. Bancos fazem isso porque senão a caneta acaba sumindo. Agora note que, na foto, a ponta da caneta está enrolada com fita adesiva: o banco fez isso porque senão as pessoas roubam a carga da caneta.

E é por isso, meus caros, que nosso país não vai pra frente.

Afinal, quanto custa uma caneta Bic? Se canetas custassem muito dinheiro até dava pra entender o roubo, considerando a situação miserável na qual vive a maior parte dos brasileiros. Mas é uma caneta Bic, a mais simples e barata de todas. Existem vários modelos de caneta muito melhores que a Bic e que são AINDA tão baratos que acabam sendo dados de brinde (tem umas quatro dessas aqui no meu porta-lápis).

Por inferência eu devo entender que essa pessoa também não pensou nos clientes do banco que vão chegar ali depois dela e vão ter problemas pra fazer seu depósito porque não tem caneta disponível. O ladrão segue a “lei de Gérson” básica: obter vantagem pessoal mesmo que isso comprometa a coletividade – e mesmo que a “vantagem pessoal” seja uma simples carga de caneta.

bus_stop_arm Agora voltemos ao ano de 2005, quando morei no Canadá. Uma vez eu e meus colegas estávamos de carro e havia um ônibus escolar parado na nossa frente, deixando crianças na porta de uma escola. Os ônibus escolares tem uma placa de “PARE” retrátil, como a da foto ao lado, que fica ligada quando as crianças estão descendo. Por lei, nenhum carro deve ultrapassar o ônibus nessa hora, pois há o risco de alguma criança ser atropelada. Mas nós não sabíamos disso e passamos o ônibus mesmo assim. E nesse instante a rua inteira gritou conosco. Sim, a rua INTEIRA, incluindo gente que estava só passando no local e que não tinha nenhum parente ou conhecido no ônibus: TODO MUNDO recriminou violentamente nossa atitude. Este é o inverso do roubo da caneta Bic, é um caso onde o bem-estar da coletividade vale mais do que a vantagem pessoal: ninguém se importa de perder dois ou três minutos do seu dia esperando o ônibus descarregar as crianças – e mais, as pessoas ainda cobram que os outros tenham a mesma atitude. Por isso os bancos canadenses não tem caneta fixa. Nem detector de metal na porta. E funcionam de 8 às 18h. E abrem no sábado.

Pra mim não há como construir um bom país sem colocar a coletividade na frente do ganho pessoal. E nesse ponto o Brasil ainda tem muito a progredir…

Update (12/04): Nos últimos dias eu comecei a estranhar a avalanche de xingamentos nos comentários deste post: um monte de gente me chamando de tudo que é nome (a pretexto de “defender a pátria”) e me acusando de ser generalista, preconceituoso, etc. Me chamaram até de “argentino”  – e depois o preconceituoso sou eu…

Foi aí que eu percebi que o “monte de gente” não era bem um monte de gente, era uma pessoa só escrevendo um monte de comentários com vários nomes diferentes. A imagem abaixo é da tela de aprovação de comentários (clique para ampliar). Observe que todos eles vieram do mesmo endereço IP (76.68.244.178)…

trolls

E é por causa de gente assim, meus caros, que nosso país não vai pra frente.

Agora, o que está me encucando é que o IP desse cara indica que ele está no Canadá. Essa eu não entendi…

219 thoughts on “Por que o Brasil não vai pra frente?”

  1. Olha é realmente chocante vermos coisas assim, não li toodos os posts pke são muitos, mas tenho certeza que tem casos muiito mais absurdos do que esse… lembro de um jantar organizado, aqui em curitiba, num hotel de classe média a alta, onde o convite custava 25 ou 28 reais [não me lembro ao certo]. nesse jantar sumiu uma taça!
    ae eu paro para analizar e penso: como pode uma pessoa pagar 25 ou 28 reais que seja e ter a coragem de roubar uma TAÇA! meu Deeus! sem contar os talheres que somem diariamente, travesseiros, lençol, etc… como pode isso né?
    E como um colega falou láá em cima se cada um não fizer a sua parte, ninguém nunca verá uma mudança…

    Pra frente Brasil!

    Parabéns pelo post incrível!

  2. Os senhores leitores já observaram que não se pratica a “Lei Gerson” exatamente nos países que estão ricos e que estes mesmo países usufruem da lei “Pobreza” pra manterem as suas multinacionais aqui no Brasil nos poluindo, pagando menos impostos e menos salários que em seus países de origem? E que os finaciamentos de que desfrutam é extamante deste banco azul e amarelo que se ofende depois que levam apenas uma carga de caneta, eles têm eh sorte de que os brasileiros se contentam com pouco e pensam numa canetinha já que os tubaroes internacionais produzem canetas não com tinta e sim com nosso sangue em suas cargas e assinam seus bilionários créditos com elas.

  3. bonsoir tout le monde,
    mais, j’aimerais parler spécifiquement avec well. Je vis et travaille ici a Paris. j’ai la citoyenneté franceise et brèlienne. je fais ma Diplôme d’e maitrises ici. Donc, quand je finirai ma Diplôme peut-être va d’enseigner dans UFMG. mais, je vais au Brésil deux fois par an. mon coeur est là conjointement avec ma adorable famille. malgré j’habite ice, j’aime beaucoup mom pays. Vous êtes trés gentille, un baiser pour toi.
    Julia.

  4. ESSA SITUAÇÃO TEM ME ABORRECIDO MUITO.

    Ando o dia inteiro observando a falta de educação coletiva

    – Faixa de pedestre( ninguém para )
    – Vaga deficiente ( Só deficientes mentais)
    – Pedestre ( Não sinaliza na faixa )
    – Motoqueiro ( Anda como louco )
    – Motorista (Buzina, sinal, estacionamento calçada, seta, fila dupla ……….etc… )
    – Filas (furão)
    – Carteiradas (para tudo o Dr. tem privilegia)

    Acho que uma campanha nacional de conscientização
    De que estas atitudes são erradas e injustas, levaria as crianças a cobrar dos adultos uma atitude correta.(imaginem o filho cobrando do pai ou da mãe ….)
    A lei de Gerson não pode imperar.

  5. Quero parabenizar o autor do post.
    Claro que o tal “primeiro mundo” não é lá essas coisas, (bem, eu nunca estive lá) mas lá a gurizada deu de matar os colegas de escola por motivos fúteis, se é que existe algum motivo…Dá pra deduzir que a coisa não é tão assim… Mas também ninguém é cego de ver que a sociedade brasileira está à anos-luz do nível deles. Se tentarmos enumerar os motivos não vai ter site que aguente. Mas como o título é “por que o Brasil não vai pra frente” vou trazer um assunto bem alegre: o carnaval. Pergunto: Vocês não acham que o brasileiro faz festa demais? As coisas acontecem, assassinatos, roubos, sequestros, arrastou-se uma criança até a morte pelo cinto de segurança, jogou-se outra pela janela, matou-se a ex-namorada em rede nacional, sem falar em cuecas capitalistas e tudo o mais e aí, chega fevereiro, tudo vira uma festa (afinal, o que eu posso fazer?), cabou-se a festa a vida continua (ou se faz outra)e a vida segue com todos os sobressaltos e o brasileiro fazendo piada de português sem se importar que lá a vida é muito melhor do que aqui.Não que eu seja contra festejar, mas não há um exagero nisso?

  6. Gostei mt desse post. Concordo que essa mania do nosso povo de qrer levar vantagem em tudo, o famoso “jeitinho brasileiro”, destrói as nossas chances melhorar o país.

    Mas me REVOLTA ler comentários de brasileiros q passaram alguns meses em outro país e saem por aí dizendo q o Brasil é uma M****, q o nosso povo não presta, que por isso nunca progrediremos. Como se isso SÓ acontecesse no Brasil.

    Moro na Noruega, um dos países que atualmente oferecem maior qualidade de vida NO MUNDO, e vou te dizer: aqui tbm tem muita gnt querendo tirar proveito das coisas/situacões.

    Problemas e gente aproveitadora, todos os países têm. Mas pensemos primeiramente em proporcões.
    Quantas pessoas vivem no Brasil? E quantas vivem na Noruega? Aqui praticamente não há pobreza ou desigualdade social. O governo é uma mãe. E ainda assim tem muita gente desonesta. Pela lógica (aqui tem educacão, a saúde funciona, a renda é bem distribuída) a desonestidade deveria ser ZERO. Mas não é.
    E muita gente respeita a lei, mas por saber que ela vai ser aplicada; não simplesmente por honestidade. E como é bem mais fácil aplicar a lei em um país tão pequeno e rico!!!

    Sim, existe muita gnt honesta aki. Mas, convenhamos, é muito ‘mais fácil’ ser honesto quando não se passa/passou por dificuldades.

    Não, não estou justificando a desonestidade brasileira… não sem muita tristeza! Quero deixar bem claro que não concordo com pessoas tentando tirar vantagem das situacões, seja onde for!! Mas o que mais me dói é ver meus conterrâneos falando mal de nós mesmos e enaltecendo outros povos!
    Tbm não qro soar como uma pobre patriota hiper-bairrista, mas, gente, acorda! Nosso problema tem raizes profundas, de corrupcão desde os tempos da colonizacão, de educacao, de pobreza, etc…
    Falar mal do nosso país e do nosso povo SÓ NOS DEGENERA MAIS, pois passamos aos nossos filhos a imagem ruim, essa sensacao de nao gostar de onde viemos, de nao qrer fazer nada para melhorar, de nao tentar mudar!

    Minha cunhada (norueguesa) deu uma festa no aniversário dela e convidou seus amigos (todos noruegueses, com uns 20 e poucos anos). O tema da festa era Academias dos anos 80, e ela espalhou bicicletas ergométricas, cama elástica, pôsteres do Arnold Schwarzenegger, etc pelo apartamento. Quando a festa acabou, a cama elástica tinha sumido, os pôsteres estavam rasgados. Todos os amigos dela eram de família abastada.

    Tenho uma amiga russa que trabalha no Grand Hotel, um dos melhores de Oslo. Ela prepara o café da manhã do hotel, que é frequentado 75% por noruegueses, vindos de outras cidades. O cortador de queijo sumia DIARIAMENTE! Tanto que tiveram que passar a cortar o queijo na cozinha, antes de expô-lo, para não ficarem mais perdendo cortadores de queijo tds os dias.

    Nos ônibus, no metrô, no bonde não tem catraca, não tem trocador. Vc compra o bilhete por consciência própria. Vez ou outra aparecem os fiscais, pra ver ver se as pessoas têm tkt. Todas as vezes que eu vi alguém ser pêgo sem passagem, adivinhem: era um norueguês!

    Esses foram apenas alguns exemplos de coisas que já vi/fiquei sabendo de pessoas de um país rico tirando vantagem de situacoes….
    Bem-vindos ao primeiro mundo!!

  7. Caro José Carlos,

    Eu nunca li seu blog, mas confesso que foi a primeira e última vez. A mensagem no Yahoo e pensei na fazia idéia do teor da mensagem. Penso qeu vc nao foi feliz ao se expressar. Pois pelos comentàrios dos internautas agente conclui que vc de certa forma ofendeu a todos ao fazer uma generalizacao do problema. Como se a desonestidade fosse uma exclusividade do cidadao brasileiro. Ainda bem que lemos os testemunhos de nossos conterrâneos que estao la fora ao afirmarem que vêem a mesma coisa por lá. Eu também engosso o côro dos que se sentiram ofendidos. Sei que existe muita gente desonesta neste país, mas nao somos um pais de terceiro mundo, como muitos fizeram questao de dizer, tao somente pela desonestidade de alguns. Quer seja uma grande maioria ou nao. Mas, temos um passado histórico muito triste. Aliás, diga-se de passagem, triste devido aos paises que se dizem primeiro mundo. Eles sim, construiram sua sociedade dilacerando os paises colonizados. Meu amigo, o minimo que se espera é uma desculpa pela interpretacao de suas palavras. Obrigado.

  8. Quem rouba caneta é a Julia.
    33, eu disse 33 erros de francês para uma pessoa que diz que faz mestrado em Paris, que tem a cidadania francesa?
    Ops, 34. Acabo de descobriu mais um. Droga, descobri mais 1. 35. Vou parar de olhar.

    Aos restantes, fiquem no Brasil. Não saiam do Brasil. A cultura é ligada a pessoa. Se um brasileiro muda-se, o outro país muda o brasileiro. Mas se um grupo de brasileiros muda-se, eles acabam mudando o outro país. Fiquem no Brasil, nenhum outro país quer brasileiros. Deixem os outros países para os argerianos, chineses e bolivianos.

  9. Antes de mais nada, excelente post. Obviamente, nem todos os brasileiros são assim, e nem todos os habitantes de países desenvolvidos são honestos. Mesmo assim o post retrata o Brasil com fidelidade.
    Outra característica lamentável do brasileiro é a capacidade inesgotável de por a culpa nos outros: “são os bancos que nos roubam antes”, “os países desenvolvidos nos exploraram antes”… Ora, se eles fizeram/fazem errado, por que eu também tenho que fazer? Para me dar bem e reforçar a lei de Gerson?

  10. Aí mineirada, o importante é que o futebol paulista é o melhor do brasil!!!
    Atletico e Cruzeiro só ganham o campeonato mineiro (isso porque disputam com ipatinga, america, e outros timecos…

  11. Concordo que com “estas e outras” de fato, ficamos na mesma. É uma dureza. Mas ainda tenho esperança que um dia iremos por um caminho melhor, nem que isso demore uns 3 séculos.

    p.s.: meu deus, é o milagre dos comentários!

  12. Infelizmente, esse post já está defasado.. Boa época a das canetinhas… Agora, no Rio, roubam-se tampas de bueiro para serem vendidas como sucata, não importando se o buraco pode matar alguém … Ou falsificam-se remédios de câncer, etc.. O BRASIL ACABOU.

  13. MATOU A PAU!!! Seu post é bem parecido com a letra da música da SÓ DE SACANAGEM da Ana carolina. Enfim, esse é mesmo o grande mal do país.

    Parabéns!!!
    Marcos-DF

  14. Pois é a falta de educação é generalizada, aqui em são paulo, na rua da consolação funciona um corredor de onibus, com muitos embarques e desembarques, que até tem funcionários para organizar e agilizar o embarque, pois bem, eles sempre solicitam que as pessoas que embarcam, façam a fila no sentido do motorista, dentro do onibus, as portas de embarques são laterais, e vários gersons insistem em furar a fila que se forma, consequencia, mais lentidão na hora de embarcar, por causa de um esperto(burro), atrapalha toda uma coletividade, não só do onibus em que a besta se encontra, mas todos aqueles que estão atras….

  15. Olà imundiçe do meu Brasil. se vcs nao estao satisfeito com o Brasil porque nao faz como eu. sai bando de côrnos. mas, devo adverti-los quan nao venham aqui para Londres. pois apesar de ser primeiro mundo o que nao falta é gente safada fazendo coisas errada. até piores duque pequenos furtos.

    Abimael Soares, do primeiro mundo para o meu Brasil

  16. Mude para lá então, o Brasil não é uma bosta?

    Entendo a sua indignação, morei nos E.U.A. por 1 ano, e acho que tem um monte de coisas erradas na minha terra adorada.

    Mas a sua atitude esta completamente errada. Não aponte os problemas, todos já o conhecem muito bem. Mostre as soluções, daí você vai ser homem mesmo.

    Qualquer um poderia ter escrito o seu texto, tão fútil e vago ele é, não precisaria nem ter morado fora do país como eu e você fizemos.

  17. E só mais um adendo: Você fez o papel do Gerson ao escrever seu texto. Foi pelo caminho fácil, apontou os problemas. O Brasil precisa de soluções. “Ame-o ou deixe-o” =)

  18. MAS COMO É IMBECIL ESSE PRIMO… DEVE TER UM PROBLEMA GRAVE. SE ACHA SENHOR DO BEM E DO MAL. REDUZIR OS PROBLEMAS DO PAIS A UMA CANETA, MOSTRA ARROGÂNCIA E FUTILIDADE. VAI FAZER ALGO DE ÚTIL E SE TRATAR, RAPAZ… VOCÊ NÃO TRABALHA NÃO?!

  19. Olha….eu acredito que um dia ainda veremos o Brasil diferente. Quem sabe os nossos netos venham a ter um país melhor. Falo isso porque me lembro que quando trabalhei em um banco, os clientes entravam fumando e a gente nem podia reclamar. Hoje isso é inadmissível. São atitudes que podem mudar as coisas. Nós temos hoje que deixar um país melhor para os nossos netos.

  20. Amiguinhos,

    Em nenhum momento eu “reduzi os problemas do país ao roubo de uma caneta” nem afirmei que “desonestidade é exclusividade de brasileiro”. Claro que todo país tem seus problemas, e o que eu estava discutindo aqui é uma (uma ÚNICA) peculiaridade do Brasil que eu reparei outro dia quando fui ao banco. Só isso.

    E não sou pessimista. Se fosse, já teria me mudado daqui. Ao invés disso, continuo aqui e faço questão de manter a ética e a honestidade acima de tudo, ou seja, faço a minha parte. E amo meu país e daria a vida por ele.

  21. POR QUE O BRASIL NAO VAI PRA FRENTE? VOCÊ FALTOU RESPONDER À SUA PERGUNTA.

    RESPOSTA: INFELISMENNTE, AINDA TEM MUITA GENTE, ASSIM COMO VOCÊ, QUE IGNORANTE, DESENFORMADA EM HISTÓRIA E MEIA DUZIA DE GENTE QUE AINDA FOI DE ACORDO COM VC EM SEUS MEDIOCRES COMENTÁRIOS. SÓ ESTOU O YAHOOO COLOCAR UM POST TAO IMBECIL PARA AGENTE LER. EU HEM..PERDI MEU TEMPO.

    MÉRCIA

  22. Cara, vc é uma espécie de crapula que mais destrói a imagem do país com a exteriorizacao de seus preconceitos, duque contribui para a melhoria do Brasil. Gente de sua laia eu estou cheio. eu ia dar um conselho para vc que era de vc mesmo apontar uma arma para sua cabeca e acionar o gatilho. porém, ai eu iria infringir o còdigo penal por incitar o suissìdio. Mesmo que um porco como vc. sai do meu pais. vai para a terra do nunca, ou o pais das maravilhas, quem sabe lá vc se sinta bem. mas até la tem personagens más. que procuram levar vantagens. cabra mais mimado. deves ser donzelo nao é. tua mulher nao tirou teu quejo nao foi? Ja sei deves estar transando com o cachorrinho. ele ja tem nome de viado. agora entendo.

  23. Vou falar de novo: em nenhum momento eu quis dizer que desonestidade é exclusividade de brasileiro.

    Leiam o meu post direito antes de saírem ofendendo meu pai/mãe/esposa/cachorro, por favor 🙂

  24. VC REALMENTE NÃO DISSE… SÓ DEU UM EXEMPLO GENERALISTA (COMO VC, É CLARO) COMPARANDO SITUAÇÕES E PAÍSES QUE NÃO SE COMPARAM.
    É UM IMBECIL MESMO…
    NÃO ADIANTA VOLTAR ATRÁS AGORA NÃO. PARA ISSO SEUS RETRUQUES AQUI JÁ TEM COR “AMARELA”.
    MELHOR ASSUMIR A POSTURA ARROGANTE E FUTIL DE ANTES MESMO, SEU CAGÃOZINHO FILHINHO DA MAMÃE!!

  25. O QUÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!! AINDA ESTAS VIVO? FILHO DE UMA PUTA. ALGUÉM SABE DIZER ONDE ESTE SAFADO MORA AQUI EM SAO PAULO? EU QUERO DA-LHE TANTA PORRADA. MIMADINHO DA MAMAE. ALIAS, TU E AS BICHINHAS PRECONCEITUOSAS QUE CONCORDAM COM ESTA SACANAGEM. E AINDA O YAHOO ACHA DE JOGAR ESTA MERDA NA NET.

  26. Zé, olha sóóó? Aposto que esses que estão te atazanando aqui estão putos por não poderem roubar as cargas das canetas.

    auhauhaua

    ngm merece.

  27. É, meu caro José Carlos…
    Essa visibilidade te abriu uma oportunidade importante para ver como que o mundo pode te tratar diferente daqueles que você já se acostumou a só receber elogios.
    Apesar de aparentemente a vida já ter lhe imposto dificuldades importantes, você precisa entender que o primeiro passo para que o mundo (e as pessoas nele) o recebam bem é que você evite fazer julgamentos…
    Este seu texto é um exemplo disso. Pense nisso e um abraço!
    Dr. Ildeu Marques

  28. Os ladrões de caneta vestiram a carapuça. E a culpa, claro, é dos políticos. Esquecem que são cúmplices deles porque se comportam do mesmo jeito.

  29. VOCÊ QUE ACHA QUE NINGUEM PERCEBEU QUE O “PG” NA VERDADE É VOCÊ, JOSÉ CARLOS!! É AMARELÃO PORQUE É CAGÃO MESMO, HAHAHHAHAHA!! PORQUE VC NÃO ASSINA ESSE TB, SEU BOSTA!!

  30. Rapaz…

    Se esse povo que deixou aqui sua revolta em alto e bom caps lock se dedicasse a, no mínimo, aprender um pouco mais de seu próprio idioma, garanto que hoje, os protetores de caneta seriam de plástico e não de metal.

    Já seria um grande avanço.

  31. Pois é Charlinho, concordo com você. Mas troll é assim mesmo. Por essas e outras, a tal anonimidade da internet me corroe o estômago.

  32. Lendo um pouco mais os comentários, vi quanta gente ficou indignada. Eu particularmente não fiquei, pois concordo de certa forma com o que o José escreveu. Mesmo que não tivesse concordado, não teria porquê o ofender. Penso que para se expressar, mesmo que contra algo, não preciso de ofensas. Afinal, discutir é bom com palavras, não com GRITOS e XINGAMENTOS. Não gostou? Diga com educação e ponto. E sinceramente? É por isso também que o nosso querido Brasil não vai pra frente. (aguardando solavanco dos trolls :p).

  33. Pessoal,

    Escrevi um pequeno UPDATE complementando o post, dêem uma lida por favor.

    Tem um mesmo IP mandando um monte de comentários como se fosse várias pessoas diferentes. Comentários assim serão apagados. Comentários dedicados apenas a xingar a minha pessoa (sem agregar nada à discussão do tema do post) também serão apagados.

    Bagunça tem limite.

  34. Muito bem colocado!

    Esqueça os trolls semi-alfabetizados e pseudo-patríoticos que estáo aqui “gritando” de indignação, mas fodem o nosso país com atitudes e pensamentos de merda! O verdadeiro patriotismo está naqueles que enxergam os defeitos de seu país e FAZEM algo para mudar esta cultura de bosta. Nem que seja um simples post desabafo.

    Meus parabéns!

  35. HAHAHAHHAHAHAH!!
    Porque vc não conta que o “PG”, o “André” e o “Charlinho” também são do mesmo IP que o seu??
    AHHAHAHAHA!!
    Mostra seu IP lá no blog, mostra?! Ou vc acha que o Brasil não vai pra frente porque tem pessoas como vc também: doentes que se auto-elogiam e se auto-comentam com nomes diferentes no próprio blog…
    Publica esse, rapaz, publica. Estamos de olho em vc daqui pra frente, seu filhinho bastardo…

  36. O fato do cara estar no Canadá indica que inclusive outras pessoas que vivenciam culturas de outros paises, também não compartilham da sua opinião.
    Isso não te faz pensar um pouquinho? Será que você acha mesmo que suas opiniões nesse texto foram felizes?

  37. Bom, “Anti-babacaecagão”…

    Acusação séria, hein? PROVE-A com FATOS E DADOS, por favor.

    E digo mais: fazer acusações desse tipo no anonimato é muito fácil, não acha? Eu assino e assumo minhas opiniões com meu nome REAL pois, ao contrário de você, não tenho medo de defendê-las.

  38. As acusações são sérias mesmo. E lendo os textos realmente eles tem o mesmo padrão…
    Acho que é tão sério, Zé, que é você quem deve provar que não ficou escrevendo sobre você mesmo.

  39. Cara eu queria dar uma força no que você disse aí. Eu sempre digo isso para todos os meus amigo. Eu nasci na Alemanha mas moro no brasil a quase 20 anos. O Brasil continua sendo um país maravilhoso, cheio que qualidades. Nós temos essa tendência de exaltar todas os pontos negativos, mas não o Brasil é um país simplesmente maravilhoso. Porém o que você disse está perfeito. Quem conhece algum país que tem uma consciência coletiva consegue ver bem isso. Geralmente são povos que já passaram por alguma guerra ou uma grave crise. Pois são nestes momentos em que as coisas mudam. Eu até considero normal isto acontecer no Brasil, não que eu acho bom, pelo contrário, mas eu acredito que isto irá mudar. Prova disso é ver um post destes e muita gente concordando. Eu li alguns comentários como, Em BSB todos os carros param na faixa de pedestre e etc. Acontece que, se o cara não parar ele recebe uma multa. Assim sendo, ele não para por se preocupar com a segurança do pedestre e sim porque se ele não parar vai sentir no bolso. No momento em que esta mesma pessoa parar por se preocupar com a segurança do proximo, aí sim, começamos a ver uma mudança. É claro que não são todos, mas a grande maioria.

    É isso aí. Abraço e parabéns pelo post.

  40. Infelizmente não consegui resgatar o scanner do script que rodei ontem.
    Se o responsavel pelo blog assina com mais de um nome, porque recriminar outros que o fazem?
    Você não tem mais o que fazer, não? Escreve como assina e depois muda de nome para elogiar. Vai trabalhar, cara!!

  41. caramba
    como tem gente tola para escrever determinados comentarios aqui.

    nessas horas imagino que pessoas tao tilas (to sendo sutil) falam isso pq pensam “se não osso fazer algo de bom, que eu destrua quem faça”

    enfim.

  42. Meu caro “Anti-babacaecagão”.

    Para seu suposto script saber os IPs de quem comenta aqui ele teria que ter acesso ao banco de dados do blog, e este acesso é obviamente protegido por login/senha e várias outras restrições de segurança. Assim sendo, e considerando também o fato de que você AINDA não expôs o seu nome, concluo que você tem algo a esconder e está mentindo.

    No mais, continuo aguardando os FATOS E DADOS que comprovem a veracidade da sua acusação.

    Em tempo: este comentário da tal “Miriam Duarte” também é falso. Se eu tento mandar uma mensagem para o email que ela deixou (mmm@bol.com.br), o servidor devolve o email dizendo que a caixa postal não existe. Não se enganem.

  43. Ih, Zé, relaxa com esse troll. Deixa ele falando sozinho que é mais negócio. Como meu nick foi citado, esclareço que sou do Piauí e antigo leitor tanto do blog do Primo como do Esparroman.

  44. Ola

    Li seu artigo e concordo com o que voce. Moro no Canada ha um ano e realmente essa questao de seriedade e de respeito a regras e leis é bem incrustrada na cultura daqui.
    Mas (e tem sempre um mas), nao podemos deixar de dizer que o povo brasileiro, apesar de muitos sumirem com a caneta do banco, é um povo muito querido e alegre. Capaz de suportar crises e desgraças simplesmente porque é capaz de vier em comunidade, juntos e trabalhando em beneficio de um de outro. Isso voce nao encontra aqui. As pessoas sao extremamente individualistas (raras excessoes) e se alguma coisa nao esta escrito no livrinho de regras, entao ela nao pode ser feita….ou seja…falta um pouco de criatividade. Claro que nem sempre a nossa ciratividade é usada de maneira benéfica a toda populaçao….mas nao podemos negar o valor do povo brasileiro, e nem do povo canadense.
    Sao povos diferentes, com culturas diferentes, e ambos temos o que aprender uns com os outros: o respeito pelas leis do lado canadense e o respeito ao ser humano do lado brasileiro.

    Bonne journée; have a nice day or whatever

    Veronica

  45. E eu me considerando nerd. Reforçando o post é por isso que o Brasil não vai para frente mesmo. Por causa desse tipo de pessoa NERD que não tem vida própria e vem arrumar confusões com pseudônimos. Esses são os vdd nerds… É Zé arrumou um inimigo, mas esse tipo de inimigos vc nao deve temer. Eles são engraçados no começo mas depois ficam sem graça e caem no ostracismo e no limbo da vida inútil que levam. Como diria a Marta Suplicy, Relaxa e goza. Desafio a esse rapaz a vir me perturbar no meu orkut.. só procurar por Victor Bongiardini.. sou o único do Orkut com esse nome. Vai lá NERD vai! Vem me xingar para vc poder se sentir melhor nessa sua vida sem sal, sem vida e virgem. GET A LIFE AND A JOB!

  46. Lamentavelmente isso daqui se tornou uma bagunça. Já não sabemos se quem escreve é a turma do protesto, se é o responsável pelo blog, ou se é sua turma de apoio. Não sabia que, por opiniões tão individuais, estas coisas podiam evoluir assim na net. Frustrante mas interessante…
    O José Carlos não pode ser cruscificado por emitir suas opiniões. Inaceitável a postura de quem age assim. Isso sim é ser fundamentalista, nazista, como disseram antes…
    Sob outra perspectiva, aqueles que expõe as suas idéias deveriam ter seus comentários mantidos. Lamento, José, mas esta é minha opinião. Não se resolve a situação dessa forma.
    Seu blog chama muita atenção pela qualidade dos textos, e nitidamente você precisa aprender a lidar com a notoriedade.
    Como sou profissional da área, caso tenha interesse em conversar, você já tem meus contatos. Estou fazendo uma imensa pesquisa sobre essa nova turma que domina o espaço virtual e confesso que teho interesse em incluí-lo em meus estudos. Já tenho outros com quem estou conversando, e posso te passar as referências depois, se achar necessário. Creio que possa ser interessante para nós dois. Lendo algumas de suas mensagens percebo que uma ajuda para você seria muito bem vinda.
    Abraços e fico na expectativa pelo seu contato,
    Dr. Ildeu Marques

  47. Ei Tinoco,

    Depois de estar morando quase dois anos no Canadá, realmente nao tem jeito de reparar como as coisas sao diferentes.

    No último sábado, a distraída da minha filha esqueceu a bolsa dela com câmera digital novinha e o celular no shopping. Eu desesperado procurei e resolvi ligar para o celular dela e me atende uma moça. A moça muito educadamente me pede desculpas por estar atendendo o celular, mas ela temia que fosse importante. A bolsa estava nos achados e perdidos do shopping e eles foram obrigados à abrir a bolsa por questao de segurança (medo de terrorismo). Se você pensa que isto foi a primeira vez ou sorte, a minha filha já perdeu a bolsa dela 3 vezes (ainda bem que moramos aqui).

    Quando morava em BH, voltando do aeroporto esqueci o celular no taxi. Foi o tempo de entrar em casa e ligar para o celular (ninguém atendeu) e na sequência para o taxi, para me falarem que nao viram nada e que alguém que ele pegou para dar uma corrida tinha roubado… Nao foram 3 minutos….

    O meu último roubo sofrido no Brasil foi quando estava vendendo as coisas de minha casa para vir para o Canadá. Uma grávida de quase nove meses e o pai compraram o berço, os armários e os brinquedos de meu filhote com cheque roubado.

    Outro dado para ficar abismado, numa onda de violência absurda que está abatendo a cidade que eu moro, tivemos o terceiro assassinato do ano na semana passada (em pleno mês de abril). Os policiais estao abismado com a violência. Os assassinatos foram todos frutos de brigas conjugais e depressao. Eu moro em Laval, cidade média do Québec(a segunda cidade da província, considerada maior que a cidade de Québec, atrás apenas de Montreal). Temos cerca de 350 mil habitantes. Em Brasília, onde eu morava, eles matam muito mais de 3 em um dia. Mesmo que Brasília tenha dez vezes a populaçao Laval a proporçao é inacreditável.

    Tenho um colega que trabalha em uma empresa local e ele me conta da restriçao do acesso aos suprimentos de escritório. Todas as pessoas têm acesso livre aos suprimentos, menos os brasileiros que devem pedir a chave à secretária. Às vezes dá vergonha de ser brasileiro, mas esta é a fama que temos…

    Aliás, este fato de ultrapassar o ônibus escolar é grave. Nao faça isto no Canadá ou nos EUA se nao você terá uma bela dor de cabeça.

    Abraços,

    Fabiano
    PS.: Como tao a Andreia e Ramalho lá nas Alpargatas?

  48. Por isso que sempre digo que errado não são os políticos, pois eles só representam seu povo como ele é. Corruptos, infratores e hipócritas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *